quinta-feira, 7 de março de 2013

Por uma nova Geografia na escola!


- Quem sabe dizer qual é a capital do Mato Grosso do Sul?
- É Campo Grande, professor.
- E o nome da corrente marítima que passa pela costa brasileira? 

     Essa era a conversa que, por muito tempo, os professores de Geografia tinham com seus alunos em sala de aula. Mas a decoreba não corresponde mais aos objetivos desta disciplina no século XXI. O desafio atual é convencer pais e alunos da importância da disciplina para entender a realidade. Seja do próprio bairro, seja de lugares mais distantes. Afinal, a Geografia estuda o espaço geográfico e a maneira como nós interagimos e modificamos o mesmo.

          Por ser uma ciência interdisciplinar, diversos assuntos referentes ao nosso planeta, em qualquer escala, pode ser trabalhado dentro de uma perspectiva geográfica. O mais interessante, no entanto, é a possibilidade dos alunos compartilharem o que observam em seu dia-a-dia, o que viu na TV, o que pesquisou na internet, o que os pais comentaram em casa. 

      Portanto, o objetivo principal desta disciplina na escola neste século, deve ser o desenvolvimento do senso crítico da realidade, contribuindo para a construção de saberes necessários para a vida, debruçando-se essencialmente sobre o domínio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e o aprender a crer.

          Espero que este seja mais um espaço de construção de conhecimentos geográficos.

          Um ótimo ano letivo para todos nós, grande abraço e mãos à obra!!!

           Não deixem de assistir a antiga, tradicional e inesquecível aula de Geografia abaixo!

                                                                                                  Prof. Renato Batista.



Um comentário: