sábado, 16 de março de 2013

APRENDENDO E VIAJANDO COM A GEOGRAFIA

         Prezado colega de profissão. Bom dia! Agradeço a gentileza do convite, valeu - Renato Batista. Obrigado! Com o blog podemos ampliar o que fazemos em sala de aula, vamos fazer dessa ferramenta um espaço privilegiado a aprendizagem, pois com a internet podemos aprender de muitas formas, em lugares diferentes, de formas diferentes. O foco do blog é fazer do aluno um parceiro-pesquisador. Pesquisar utilizando o site e as mídias postadas, as mais variadas fontes, todas as formas de interação. Pesquisar às vezes todos juntos, outras em pequenos grupos, outras individualmente. Combinar pesquisa virtual. Comunicar os resultados dos trabalhos, postar instrumentos utilizados em sala ou alguma importante informação.

                             APRENDENDO E VIAJANDO COM A GEOGRAFIA
          Para precisar o espírito que cerca os estudos da Geografia, é necessário definir o seu objeto de estudo.

Produzir um conceito para a geografia não é tarefa fácil: constitui (ainda e felizmente!) um grande desafio para a comunidade científica, pois como diz muito apropriadamente Milton Santos: “conceitos são construídos para serem destruídos e reconstruídos”. Porém, para atender às nossas necessidades mais imediatas – mas sem pretender definir a geografia – diríamos que a Geografia é uma ciência social cujo objetivo é procurar explicar a realidade social utilizando como “via de estudo” o espaço geográfico.

 Nosso objeto de estudo é a sociedade, cuja realidade pretendemos conhecer e explicar, através da compreensão do espaço geográfico, da qual a natureza é um dos elementos formadores.

Geografia é uma palavra de origem grega, onde GEO significa TERRA e GRAPHEIN significa DESCRIÇÃO. Assim, há muitos séculos, os homens já se preocupavam em descrever e conhecer o lugar em que viviam.
            Hoje, além de descrever, a Geografia também explica os fenômenos: naturais, humanos e econômicos que ocorrem em nosso planeta, sendo, portanto, muito mais abrangente do que na época dos gregos.
            Geografia é a ciência que estuda as inter-relações dos homens entre si e destes com o seu meio ambiente – a TERRA -, que é o seu ESPAÇO GEOGRÁFICO.
            A geografia Moderna tem sua proposta centrada na busca do rompimento com a visão naturalista, descritiva, acrítica e descomprometida da ciência. Essa proposta envolve duas preocupações básicas: 1ª- a compreensão da dinâmica da sociedade, que produz e vive o espaço geográfico, 2ª - a compreensão da dinâmica da natureza, que é apropriada e utilizada pela sociedade para a produção do espaço geográfico.
          É esse espaço construído pela sociedade, que se constituí na via de estudo utilizada pela Geografia, para compreender e procurar explicar a realidade social. Entretanto, a compreensão desse espaço exige a compreensão dos elementos que o produziram, que são: a sociedade, o trabalho realizado pela sociedade, o tempo (época) em que esse trabalho foi / é realizado e a natureza que ofereceu / oferece os recursos para a construção do mesmo. Logo, a geografia não se resume ao estudo e descrição das paisagens. O conhecimento e a compreensão da natureza é importante, pois sendo a Natureza o depósito dos meios que garantem a sobrevivência da humanidade, é indispensável conhecer sua dinâmica, seu funcionamento, seus elementos e suas inter-relações, pois a produção de bens depende tanto da qualidade e quantidade dos homens, quanto da qualidade e da quantidade de recursos que esta possa oferecer. Porém, repetimos que o objeto de estudo da geografia não é a Natureza – a geografia não é uma “ciência natural”. Nosso objeto de estudo é a sociedade, cuja a realidade pretendemos conhecer e explicar, através da compreensão do espaço geográfico, da qual a natureza é um dos elementos formadores.

     Assim, estudar geografia significa compreender criticamente a sociedade que produz o espaço à sua imagem e semelhança. Logo, as diferenças e contradições observadas no espaço são reflexos das diferenças e contradições existentes na sociedade que a produziu.
              Estudar / aprender Geografia não significa apenas decorar ou descrever os aspectos e fatos geográficos. É necessário compreender os fatos, seus entrelaçamentos e suas articulações. Estudar / aprender Geografia significa descobrir-se produtor e vivenciador de realidades que são aparentemente abstratas e distantes: desenvolvimento / subdesenvolvimento, capitalismo, economia de mercado, globalização, clima, estrutura geológica, política, guerras, revoluções etc. Nós participamos e vivemos isso!

   O objetivo principal da Geografia é oferecer subsídios ao desenvolvimento da cidadania, fazendo com que o aluno compreenda criticamente o mundo em que vive desde a escala local até a global ou planetária.

 
A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA DA SOCIEDADE
•        O saber geográfico tem influência profunda sobre a sociedade, seja como conhecimento para dominação ou para transformação social.
•         Um exemplo do uso estratégico da Geografia visando à dominação do homem são as teorias do geógrafo alemão Ratzel, que procuravam justificar o expansionismo territorial da Alemanha no século XIX, em busca do espaço vital.
•         Quanto à Geografia que busca a transformação social, cabe citar sua corrente crítica que tem por objetivo denunciar as injustiças sociais e, se possível, buscar um novo modelo de sociedade.
•         Seja como instrumento de dominação ou libertação, a Geografia não é apenas uma inocente disciplina teórica. Sua ação sobre o espaço geográfico é refletida diretamente sobre a sociedade. Para ilustrar essa situação, cabe citar as ideias do geógrafo Yves Lacoste que chegou a afirmar: “A geografia serve antes de mais nada para a guerra.” Segundo Yves Lacoste existem dois tipos de Geografia. Uma é a Geografia passiva dos “professores”, que é ministrada nas escolas e, a outra é a Geografia do Estado usada para a Guerra e para o controle estratégico do espaço geográfico e de seus habitantes.
•         Atualmente podemos considerar esta “guerra” como o uso da Geografia nas disputas entre os diversos grupos com diferentes propostas de apropriação do espaço Geográfico.
         Nós que somos educadores sabemos da importância que é o conhecimento ultrapassar os muros da escola, e o aluno precisa compreender que conhecer e aplicar na vida, no cotidiano da vida, é fundamental para que ele se transforme, e transforme a sociedade em que ele vive.
        A vida é belíssima, mas não é tão simples vivê-la. Às vezes, ela se aparece com um imenso jardim. De repente, a paisagem muda e ela se apresenta árida como um deserto ou íngreme como as montanhas. 

"Independente dos penhascos que temos que escalar, cada ser humano possui uma força incrível. E muitos desconhecem que a possuem." (Augusto Cury)





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