segunda-feira, 25 de março de 2013

Ciência Geográfica e sociedade

As áreas da ciência Geográfica a serviço da sociedade!
Estudos recentes já previam desastre na Serra Fluminense
Em 2011, foram mais de 900 mortos. Essa semana, só em Petrópolis, morreram 33. Herói em tragédia de 1981, homem perde agora a filha e dois netos.

        Seja como instrumento de dominação ou libertação, a Geografia não é apenas uma inocente disciplina teórica. Sua ação sobre o espaço geográfico é refletida diretamente sobre a sociedade. Para ilustrar essa situação, cabe citar as ideias do geógrafo Yves Lacoste que chegou a afirmar: “A geografia serve antes de mais nada para a guerra.” Segundo Yves Lacoste existem dois tipos de Geografia. Uma é a Geografia passiva dos “professores”, que é ministrada nas escolas e, a outra é a Geografia do Estado usada para a Guerra e para o controle estratégico do espaço geográfico e de seus habitantes.
         Atualmente podemos considerar esta “guerra” como o uso da Geografia nas disputas entre os diversos grupos com diferentes propostas de apropriação do espaço Geográfico.
A geografia Moderna tem sua proposta centrada na busca do rompimento com a visão naturalista, descritiva, acrítica e descomprometida da ciência. Essa proposta envolve duas preocupações básicas: 1ª- a compreensão da dinâmica da sociedade, que produz e vive o espaço geográfico, 2ª - a compreensão da dinâmica da natureza, que é apropriada e utilizada pela sociedade para a produção do espaço geográfico.
Assim, estudar geografia significa compreender criticamente a sociedade que produz o espaço à sua imagem e semelhança. Logo, as diferenças e contradições observadas no espaço são reflexos das diferenças e contradições existentes na sociedade que a produziu.
A Geografia Crítica é a mais contemporânea das correntes filosóficas. Sua principal preocupação é com a realidade social, propostas militantes para a construção de uma sociedade mais justa.
Abraços, boa leitura e reflexão.
Geografiando com CELSOPROFGEO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário